Dia do guarda Prisional 27 Junho 2019

Entramos no mês das festas em que se celebram os santos populares como o Santo António, o São João e o São Pedro, sendo também o mês de uma festa que nos é muito querida, em que se comemora uma das primeiras vitórias do Corpo da Guarda Prisional na defesa dos seus direitos e interesses, com a criação do SNCGP, que nasceu da vontade da maioria dos profissionais do CGP integrados na carreira, depois do 25 de abril e no início de 1980.

Chegados a junho e no dia 27, lembramos e comemoramos o dia que ficou marcado como a criação oficial do nosso Sindicato com o registo, nessa data, na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa.

O sindicato começou com uns, mas ao longo dos anos tem-se consolidado com a adesão da maioria dos profissionais do CGP, transversal a todas as carreiras e categorias profissionais, como a maior, mais representativa, mais ativa e mais importante estrutura sindical do Corpo da Guarda Prisional e, ao longo dos anos quem tem a responsabilidade de gerir esta estrutura tem apresentado trabalho realizado.

Os tempos eram difíceis como sempre foi sentido, mas passados estes anos todos, lamentavelmente, não deixaram de ser tempos difíceis.

As dificuldades mantêm-se, mas com outra amplitude, complexidade e maior subtileza, porém, o empenho e a dedicação de quem está no Sindicato em prol da defesa dos interesses de todos e de cada um, mantêm-se imutáveis.

Por tudo isso é importante lembrarmos e comemorarmos a criação do nosso sindicato. Mas também é importante lembrar o Corpo da Guarda Prisional no seu todo, porque o dia 27 de junho, de acordo com o nosso estatuto profissional, ainda é o dia do Corpo da Guarda Prisional e isso ainda ninguém nos tirou.

Para que este dia tenha ainda mais significado e esteja recheado de alegria e confraternização, contamos com todos os associados e seus familiares (que também vivem e sentem os problemas da Guarda Prisional).

Vamos fazer desta festa a nossa festa e lembrar a nossa liberdade, a nossa independência e os nossos direitos.

Contamos com todos em Vila Real onde este ano vamos realizar o 37º Aniversário do nosso Sindicato e comemorar o Dia do Corpo da Guarda Prisional.

Este novo modelo de comemoração do dia do CGP e do SNCGP permite-nos estar mais perto de todos os nossos associados e seus familiares.

O ano passado foi em Fátima, agora é em Vila Real, para o ano veremos, mas será sempre noutra parte do país.

Para que a festa seja digna da presença e participação dos associados e seus familiares e para que possamos passar um ótimo dia em conjunto, reservamos um espaço envolto de uma excelente área verde designada de QUINTA DO PAÇO, sita na Estrada Nacional 322, Arroios 5000-051 Vila Real. Coordenadas: Latitude – 41º 17º 33º, Longitude- 7º 42º 26º W.