A festa de anos de um recluso do estabelecimento prisional de Paços de Ferreira foi filmada por outros detidos, com telemóveis. Os vídeos foram difundidos em direto no Facebook.

Numa gravação, à qual o JN teve acesso, é possível observar dezenas de presidiários em grande animação, a cantar, a dançar, a comer bolo de aniversário e a beber. Também se vê uma mesa de jogo de póquer, com vários jogadores divertidos a apostar.

Não se deteta qualquer guarda prisional, em duas gravações que totalizam mais de 40 minutos. Ouve-se música e também os próprios intervenientes na festa cantam, produzindo eles próprios o ritmo de instrumentos.

“Não ponhas na Net! Ah, ah, ah!”, gracejava um dos reclusos, enquanto o autor da gravação vídeo relatava a festa de anos, em grande paródia: “Aquele rapaz é o rei bebendo bagaço aqui dentro. Bebe de manhã à noite. É assim mesmo cadastrola!”

Neste episódio, está em causa a violação da proibição de posse de telemóveis por parte de reclusos no interior dos estabelecimentos prisionais.

O JN dirigiu um pedido de esclarecimentos à Direção Geral dos Serviços Prisionais, mas ainda não obteve resposta.

Fonte:https://www.jn.pt/justica/videos/interior/festa-de-arromba-de-presos-na-cadeia-filmada-com-telemoveis-10562686.html